Blog da KGB
Os melhores artigos, dicas e informações do setor

Saiba a importância das tecnologias nas operações logísticas

O setor logístico é um dos negócios mais complexos e difíceis de gerir, ainda mais quando se atua com a distribuição, na qual aumenta a quantidade de informações que precisam ser gerenciadas. Devido a isso, as tecnologias têm desempenhado um papel crucial nas operações logísticas, tornando-a cada vez mais modernas, além de melhorar significativamente a eficiência, precisão, rastreabilidade e otimização dos processos. 

Neste sentido, há possibilidade de processar um maior número de dados e em menos tempo, quando se investe no uso dos recursos tecnológicos nas atividades logísticas. Além do mais, proporciona diversos benefícios nas operações do setor, evidenciando o quanto os processos manuais estão obsoletos, devido, principalmente, à sua lentidão e maiores chances de erros. 

Em função disso, quer saber mais sobre este assunto? A seguir, a KGB explica a importância das tecnologias nas operações logísticas. Confira:

Afinal qual a importância da tecnologia na logística?

Com a tecnologia nas atividades logísticas assegura que os centros de distribuição tenham processos automatizados. Logo, monitora-se o controle de estoque, dados do clientes, rastreamentos e financeiro, por exemplo, com ajuda de softwares.

Sendo assim, os processos são padronizados, além de reduzir os riscos de perdas e falhas. Outra questão importante, é quanto ao compartilhamento e o fluxo de informações que se tornam mais rápidos, além de mais precisos na execução das tarefas.

Ademais, ocorre as seguintes melhorias nas operações logísticas:

Automatização de processos: As tecnologias propicia a automatização de atividades repetitivas e de baixo valor agregado, como por exemplo, coleta de dados, atualização de inventário, rastreamento de remessas e processamento de pedidos. Assim, os recursos humanos se concentram em tarefas mais estratégicas e complexas.

Visibilidade da cadeia de suprimentos: Com sistemas avançados de gerenciamento da cadeia de suprimentos e rastreamento, é possível fornecer informações em tempo real sobre a localização, status e condição dos produtos em trânsito. A partir disso, aumenta a visibilidade da cadeia de suprimentos, viabilizando uma tomada de decisão mais informada e a identificação rápida de possíveis problemas.

Otimização de rotas e estoques: Por conta dos algoritmos e softwares de otimização de rotas, as empresas encontram os melhores trajetos para suas remessas, levando em consideração questões como tempo, custo e eficiência. Além do que, os sistemas de gestão de estoque otimizam os níveis de estoque, minimizando o excesso ou a falta de mercadorias.

Redução de custos: A aplicação adequada desse tipo de estratégia nas operações logísticas resulta na redução significativa nos custos operacionais. De maneira geral, isso ocorre por meio da diminuição de erros, melhor utilização de recursos, economia de combustível e maior eficiência nos processos.

Melhoria na experiência do cliente: Os sistemas tecnológicos permitem que as empresas ofereçam uma melhor experiência ao cliente, fornecendo informações de rastreamento em tempo real, comunicação otimizada sobre atrasos em entregas e a possibilidade de escolher opções de entregas mais interessantes.

Integração e colaboração: Outro ponto interessante, é que isso facilita a integração de diferentes sistemas e parceiros na cadeia de suprimentos, melhorando a colaboração entre fornecedores, transportadoras e clientes. Dessa forma, reduz a fragmentação e os gargalos, aperfeiçoando o fluxo de informações e de produtos ao longo da cadeia logística.

Tomada de decisão baseada em dados: Com sistemas de análise de dados avançados, as empresas tomam decisões mais estratégicas. Além disso, os dados coletados sobre o desempenho logístico podem ser usados para identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria.

Flexibilidade e adaptação: Às tecnologias permitem que as empresas se adaptem mais facilmente às mudanças nas demandas do mercado e nas condições operacionais. 

Diante disso, entende-se que as tecnologias são de extrema importância nas operações logísticas, promovendo as empresas maior agilidade e eficiência, aperfeiçoando a experiência do cliente e melhorando os resultados. Por essa razão, os que adotam e integram os recursos tecnológicos em suas operações garantem diferencial competitivo no mercado.

Dúvidas?
Entre em contato conosco